MARIA CLARA FRASSO
BRANDING,
DIREÇÃO CRIATIVA, CONTEÚDO E ESTRATÉGIA

AURA

branding, identidade visual e social media

 
direção criativa e branding
Maria Clara Frasso 

design gráfico e branding
Yan Lassance

fotografia
Fernanda Kuster 



OVERVIEW
AURA, uma agência que possui duas frentes, ambas conectadas através do viés da personalização. De um lado, uma consultoria de marketing focada em desenvolvimento de estratégia e sua implementação. 
De outro, um estúdio de branding e criação com especialização no artístico, musical e desenvolvimento de marcas pessoais. 

Com o objetivo principal personalizar todos os projetos através de um trabalho comprometido com o desenvolvimento de marca, estética e estratégia, uma tríade indissociável em todos os projetos dos quais fazem parte.


every project is a special project.





NAMING


“some company recently was interested in buying my ‘aura.’ they didn’t want my product. they kept saying, ‘we want your aura.’ I never figured out what they wanted. but they were willing to pay a lot for it.”
Andy Warhol






AURA simultaneamente pode ser uma energia ou a troca de muitas energias. 
É uma marca única como digitais nas pontas dos dedos, aquilo que é seu, que é irrevogavelmente seu para encantar ou repelir, fazer sentido ou mistificar. personalizada ao máximo. impossível de ser copiada ou transferida.


Uma percepção externa, moldada sempre a partir dos olhos daqueles que não têm acesso para além do personagem, uma visão e uma abstração. Refletiu andy warhol em seu essay, Fame. Quem está perto demais, dificilmente vê a aura. Para além da realidade, aquele que está de fora pode se sentir atraído por essa energia que envolve o personagem. 


a forma como o mundo nos vê ou aquilo que permitimos que o mundo veja.





DESENVOLVIMENTO CRIATIVO


Para o desenvolvimento da identidade visual, assim como a criação do logotipo e ícone foram estabelecidas palavras-chave evocadas a partir do nome e dos objetivos da empresa, sendo as principais norteadoras: 

1. Personalizável no sentido de neutralidade, agregando tanto em relação à estética pessoal dos sócios quanto no sentido de começar do zero, de um espaço vazio que seria preenchido/desenvolvido conforme os clientes. Foi importante estabelecer um elemento de identificação dos sócios com a marca a partir de suas preferências pessoais e inaugurar como uma espécie de metalinguagem onde a busca pela personalização dos seus clientes começa já dentro da sua própria marca.

2. Movimento, que fortalece a ideia de aura enquanto energia; como uma marca identitária e em processo de mutação ao longo do tempo e de acordo com as ações.

3. Contemplativo, dando espaço aos cheios e também aos vazios; ao observar, ato considerado essencial no exercício do branding. Permitir enxergar a partir de perspectivas, de estabelecer juízos de valor e reconstruí-los.




SOCIAL MEDIA


Compor o perfil como uma espécie de mood board, que conseguisse reforçar o aspecto estético ligado à tríade principal estabelecida [marca, estética e estratégia]. Usar a fotografia, a arte e o design gráfico para fortalecer a assinatura visual da marca.
 
Os sócios foram retratados como vultos em movimento, destacando esse aspecto de transitoriedade e  mutabilidade, a palavra AURA foi desmembrada desde o seu significado mais espiritual/ritualístico à frase de Warhol.